Renovar ou não o cardápio

Quando o estabelecimento recebe sempre os mesmos clientes, o cardápio deve ser renovado com maior frequência, mas, quando o público varia constantemente, o cardápio pode permanecer fixo, com alterações periódicas. Mesmo que sempre altere, não retire os pratos de maior venda do cardápio, pois, possivelmente, foram eles os que fidelizaram o cliente e tornaram o restaurante uma referência.

O cardápio é o primeiro item que solicitamos ao entrar em um estabelecimento. É também conhecido como menu ou carta e é o meio de informação, venda e publicidade do estabelecimento, além de possuir a finalidade de auxiliar os clientes na escolha dos alimentos e bebidas, tornando-se a principal ferramenta de marketing para alavancar e impulsionar as vendas dos produtos do estabelecimento.

Que cores usar?

Lembre-se de que a capa e as cores escolhidas para compor o cardápio ou menu devem refletir a imagem do restaurante, auxiliando na identificação de sua tipologia, coerentes com o ambiente encontrado.

Invista em um bom fotógrafo.

Além do cardápio, as fotos podem ser utilizadas em outras formas de divulgação, como banners, displays de mesa (que são ótimos para estimular o consumo de novidades e sobremesas) e no próprio site. Boas fotos podem ser aproveitadas durante anos. Além disso, uma ótima foto, aliada a uma receita inusitada e a um bom trabalho de assessoria de imprensa, podem resultar em mídia espontânea para o seu estabelecimento em revistas de alta circulação. Lembre-se sempre de que boas fotos demandam de uma impressão de qualidade para apresentarem todo seu potencial. Vale investir também em um trabalho profissional de design de cardápios. De nada adianta uma linda foto se ela for mal diagramada. Fique atento aos detalhes da produção da foto. Cafés perdem seu creme, chopp perde o colarinho e o prato fotografado frio pode perder o seu brilho. Ao realizar a foto de um prato do cardápio, é sempre importante reforçar o colorido dos ingredientes, o brilho dos alimentos, a iluminação que ajude a valorizar os alimentos, e é importante dar atenção ao contraste do prato com o fundo da foto, para que os alimentos sempre fiquem em evidência. Fonte: Sebrae/SP - Como melhorar a atratividade do seu cardápio.

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